Poema na sala de aula
Poema Barco de Papel de Carlos Urbim do livro Saco de brinquedos |
Trabalhar com poemas em sala de aula é
prazeroso e desacomoda o nosso pensar e nosso agir, pois é uma outra leitura,
com rimas, métrica, versos, uma nova forma de olhar a escrita e o que ela
representa, bem como trabalhar em sala de aula e envolver os alunos.
Ao
levar para a sala a poesia, foi bem interessante as crianças interagiram e se
motivaram com o inesperado, mexeu com o imaginário das delas.
Conseguimos
tornar significativo o poema, através de sua materialização em imagens, que
simbolizavam passagens do poema, assim podiam lê-lo, declama-lo e criar um novo
poema. Brincaram e se divertiram.
A
poesia favorece a subjetividade, desperta a sensibilidade, estimula a oralidade
a reflexão, o prazer da leitura e da escrita poética, amplia o repertório
vocabular e nos mostra outros pontos de vista, outras realidades outros mundos.
Enfim contribui para a formação leitora e escrita da criança.
E o poema adentra suas aulas Franciele?
ResponderExcluir"Criar, poetizar,
nossas crianças a inventar,
a imaginação vai rolar,
e tão cedo não vai parar!"
Uma criação minha, gosto muito de brincar com as palavras...
Tutor@ Isolete
O poema sempre é presente, seja em uma cantiga em uma leitura...
ResponderExcluirNão podemos deixar de colorir nossos dias com as palavras....