Poema na sala de aula

Poema Barco de Papel de Carlos Urbim do livro Saco de brinquedos

             Trabalhar com poemas em sala de aula é prazeroso e desacomoda o nosso pensar e nosso agir, pois é uma outra leitura, com rimas, métrica, versos, uma nova forma de olhar a escrita e o que ela representa, bem como trabalhar em sala de aula e envolver os alunos.
            Ao levar para a sala a poesia, foi bem interessante as crianças interagiram e se motivaram com o inesperado, mexeu com o imaginário das delas.
            Conseguimos tornar significativo o poema, através de sua materialização em imagens, que simbolizavam passagens do poema, assim podiam lê-lo, declama-lo e criar um novo poema. Brincaram e se divertiram.

            A poesia favorece a subjetividade, desperta a sensibilidade, estimula a oralidade a reflexão, o prazer da leitura e da escrita poética, amplia o repertório vocabular e nos mostra outros pontos de vista, outras realidades outros mundos. Enfim contribui para a formação leitora e escrita da criança.

Comentários

  1. E o poema adentra suas aulas Franciele?

    "Criar, poetizar,
    nossas crianças a inventar,
    a imaginação vai rolar,
    e tão cedo não vai parar!"
    Uma criação minha, gosto muito de brincar com as palavras...

    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir
  2. O poema sempre é presente, seja em uma cantiga em uma leitura...
    Não podemos deixar de colorir nossos dias com as palavras....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas