Aprendizagens e Desenvolvimento sob o enfoque da Psicologia
A aula de psicologia foi mega inspiradora. Primeiro por mostrar que a minha prática, em relação aos limites, está no caminho correto. Ao trabalhar com crianças de um á dois anos, deve-se ter em mente que eles estão construindo o EGO e o SUPEREGO e nós como educadores, somos fundamentais nesse processo.
Logo o educador, irá auxiliar a criança a compreender que a suas necessidades sejam elas biológicas ou não, necessitam serem expressas, através de palavras e gestos, que contribuam para o bem comum coletivo. Ou seja, quando a criança empurra o colega ou o educador, para ter atenção ou querer um objeto e não o consegue, acaba tendo atritos dentro do espaço escolar.
Neste momento entra encena o professor que irá ajudar esse pequeno (a), a compreender que a ação dele, deixou o colega, ou o educador, triste, o fez chorar, doeu, machucou, que não foi legal. O próprio colega irá expressar através de palavras que não gostou da atitude do outro pequeno. Então a criança que gerou a "desavença", terá que pedir desculpas e nesse processo perceberá que, quando deixar alguém triste poderá não ter com quem brincar, então não pode deixar os colegas tristes, pois quer continuar tendo companhia para brincar.
E nesta minha confusão percebo que o EGO é o senso da realidade, fazendo a compreensão do mundo, o professor ajudando a criança a compreender suas atitudes e internalizando no SUPEREGO, que certas atitudes não pode fazer porque é errado.
Problematizando: que relação podemos dizer que existe entre superego e as regras de convivência?
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