"Nuccio Ordine"

     Ao assistir a “Aula Magna” da UFRGS, com o professor, filósofo, Nuccio Ordine ministrando a conferência: “A Utilidade dos Saberes Inúteis”.

      Nela o professor dirige-se ao aluno, aos professores, as universidades, em fim a toda a comunidade.

      Constituindo uma fala que critica a sociedade capitalista, que visa somente o lucro e as atividades que geram lucro, desconsiderando, ou melhor levando ao esvaziamento de atividades, estudos que não geram cifras, logo o “empresariamento” do saber.


     Faz um jogo de palavras, “Pra que ser”, o conhecimento, estudo, discussões sobre o pensar, a cultura, para gerar cidadão mais críticos que possam tirar a sociedade deste esvaziamento cultural e imediatista, que leva as pessoas a pensar somente em si e em seu próprio benefício, deixando-as mais isoladas mesmo rodeada de pessoas. Levando a crise moral, dos valores e as crises existenciais.  

     Acredito que a proposta do curso nos desacomoda e nos provoca a lutar pela "inutilidade do saber", buscando construir com nossos alunos, companheiros, familiares, uma sociedade mais humana e igualitária nas oportunidades.

Comentários

  1. Realmente a palestra do professor Nuccio desacomoda bastante a gente... Se dar conta do quanto nossa vida é mercantilizada, e de que essa busca de lucros(objetivos financeiros) também está nos sistema de ensino é muito chocante. Difícil às vezes encontrar pessoas que estão agindo para a utilidade do inútil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pablo, sabe que antes do curso na UFRGS, iniciei em outra instituição o curso a distância, porém senti que estava comprando o meu diploma e já no PEAD construímos saberes "inúteis".

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas