VYGOTSKY NA PRÁTICA....



Apliquei uma proposta de lógica e matemática para crianças de dois anos, foi bem difícil, em virtude da criança estar iniciando o período pré-operacional, quando surge a função simbólica de representação do mundo, de suas brincadeiras, com objetos que se “transformam” no que a criança desejar. Momento em que está começando a controlar os esfíncteres e inicia uma fala com pequenas frases, acreditando que tudo que ela diz é compreendido sem necessitar de maiores explicações.

A proposta é uma espécie de labirinto, desenhei no chão da sala um pequeno trajeto e as crianças deveriam levar o balão com o desenho até o outro lado e aproximar do número, símbolo, desenho igual ao do seu balão.

O desenvolvimento da atividade, partiu de questionamentos, e conversação. Foi bem interessante, pois observei diversos momentos em que Vygotsky nos diz sobre o desenvolvimento real, o que consigo fazer sozinho e o desenvolvimento potencial o que consigo realizar com a ajuda do outro.

Ou seja, no processo de caminhar no trajeto e levar o balão até o igual do outro lado, algumas crianças não conseguiam, então pedia quem podia ajudar, algumas crianças se ofereciam e levavam o colega no destino certo, pedia para repetir e a criança conseguia sozinha, após o auxílio.


Portanto devemos explorar diversos materiais para poder avaliar uma criança, pois só através da observação, da experiência, da oportunidade de explorar diversos campos que podemos ver um pouquinho mais da evolução cognitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas