VYGOTSKY NA PRÁTICA....
Apliquei
uma proposta de lógica e matemática para crianças de dois anos, foi bem
difícil, em virtude da criança estar iniciando o período pré-operacional,
quando surge a função simbólica de representação do mundo, de suas
brincadeiras, com objetos que se “transformam” no que a criança desejar.
Momento em que está começando a controlar os esfíncteres e inicia uma fala com
pequenas frases, acreditando que tudo que ela diz é compreendido sem necessitar
de maiores explicações.
A
proposta é uma espécie de labirinto, desenhei no chão da sala um pequeno
trajeto e as crianças deveriam levar o balão com o desenho até o outro lado e
aproximar do número, símbolo, desenho igual ao do seu balão.
O
desenvolvimento da atividade, partiu de questionamentos, e conversação. Foi bem
interessante, pois observei diversos momentos em que Vygotsky nos diz sobre o
desenvolvimento real, o que consigo fazer sozinho e o desenvolvimento potencial
o que consigo realizar com a ajuda do outro.
Ou
seja, no processo de caminhar no trajeto e levar o balão até o igual do outro
lado, algumas crianças não conseguiam, então pedia quem podia ajudar, algumas
crianças se ofereciam e levavam o colega no destino certo, pedia para repetir e
a criança conseguia sozinha, após o auxílio.
Portanto
devemos explorar diversos materiais para poder avaliar uma criança, pois só
através da observação, da experiência, da oportunidade de explorar diversos
campos que podemos ver um pouquinho mais da evolução cognitiva.
Comentários
Postar um comentário