POR QUÊ?
Por
quê?
Foi assim que iniciou uma pergunta
muito interessante de um pequeno garoto. O menino tem dois anos e quis mexer na
água da piscina, sob o olhar atento da mãe ele iniciou o contato com a água.
Então ele disse: “tá quente a água”,
achei o momento excelente para iniciar uma conversa. E pedi: “Porque será que
ela está quente”. Ele pensou olhou pra mim e disse o sol, mas como eu sabia que
na casa dele a piscina não tem aquecimento.
“Mas, a piscina da colônia como estava a água”, ele
me respondeu fria. Então nova
oportunidade, mas lá na colônia tinha sol? - Sim, ele respondeu. – Por que será que aqui
está quente e lá estava fria? – Por causa do sol, respondeu novamente.
Então lembrei-me que muitas vezes as crianças não
podem responder se não possuem bagagem. Mostrei-lhe as placas, o cano, a
luzinha (sensor) e expliquei que o sol esquenta “os canos” por onde passa a
água e aí volta para a piscina bem quentinha.
Ele gostou da explicação, mas o mais interessante é
que ele me pedia: - “Porque, a água da quente?” Devolvia a resposta, então
ficava feliz e me dizia que passava pelo cano e o sol esquentava.
Como a ciência é fascinante e ajuda a criança a
compreender o mundo.
Oi Franciele,
ResponderExcluirCertamente a curiosidade aparece em muitas pesquisas como um fator importante na elaboração de situações de ensino e aprendizagem.
As perguntas que as crianças realizam são interessantes e necessárias, pois elas estão conhecendo o mundo.Se, nós professores prestarmos atenção nas curiosidades de nossos alunos e incentivarmos essa curiosidade possivelmente abriremos possibilidades dos alunos dos alunos se interessarem pelas temáticas de sala de aula.
Abraço, Tutora Tais