POR QUÊ?

Por quê?

            Foi assim que iniciou uma pergunta muito interessante de um pequeno garoto. O menino tem dois anos e quis mexer na água da piscina, sob o olhar atento da mãe ele iniciou o contato com a água.

            Então ele disse: “tá quente a água”, achei o momento excelente para iniciar uma conversa. E pedi: “Porque será que ela está quente”. Ele pensou olhou pra mim e disse o sol, mas como eu sabia que na casa dele a piscina não tem aquecimento.

“Mas, a piscina da colônia como estava a água”, ele me respondeu fria. Então nova
oportunidade, mas lá na colônia tinha sol?  - Sim, ele respondeu. – Por que será que aqui está quente e lá estava fria? – Por causa do sol, respondeu novamente.

Então lembrei-me que muitas vezes as crianças não podem responder se não possuem bagagem. Mostrei-lhe as placas, o cano, a luzinha (sensor) e expliquei que o sol esquenta “os canos” por onde passa a água e aí volta para a piscina bem quentinha.

Ele gostou da explicação, mas o mais interessante é que ele me pedia: - “Porque, a água da quente?” Devolvia a resposta, então ficava feliz e me dizia que passava pelo cano e o sol esquentava.


Como a ciência é fascinante e ajuda a criança a compreender o mundo.

Comentários

  1. Oi Franciele,
    Certamente a curiosidade aparece em muitas pesquisas como um fator importante na elaboração de situações de ensino e aprendizagem.
    As perguntas que as crianças realizam são interessantes e necessárias, pois elas estão conhecendo o mundo.Se, nós professores prestarmos atenção nas curiosidades de nossos alunos e incentivarmos essa curiosidade possivelmente abriremos possibilidades dos alunos dos alunos se interessarem pelas temáticas de sala de aula.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas