Gestão , vamos conhecer um pouco


Gestão escolar é uma mediação que pode ocorrer de forma autoritária e burocrática, quando sua concepção é técnica-científica. Baseando-se no poder centralizado no diretor com ênfase na administração, regras e normas, cuja a comunicação estabelecida é vertical, de cima para baixo. Uma divisão técnica do trabalho, onde cada pessoa faz a sua parte sem questionar, método empresarial, alguém que administra e os demais são administrados, não podendo expor suas opiniões e sugestões por medo de serem reprimidos e discriminados.

Na contramão, LIBÂNEO¹ (2013), nos traz outras três concepções, a autogestionária, a interpretativa e democrática participativa, estas formas de ver a educação convergem nas decisões coletivas, gestão participativa – eleições, participação de todos os membros da comunidade, observa o ser como ser com seus medos erros e acertos. As decisões parecem ser mais horizontais, possuem planejamento, organização, uma escola que se avalia em busca de excelência. Mas uma excelência humana, que respeita as decisões coletivas, que se auto avalia, que questiona sua direção, caminho, possui metas que primam pelo bem - estar coletivo.
E por fim conhecer as leis e compreendê-las é uma forma de exigir melhorias no ensino, no ambiente de trabalho e na nossa sociedade.

¹LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática; 6ª edição, São Paulo, Heccus Editora 2013

Comentários

  1. Olá Franciele.

    realmente existe muita diferença nas maneiras de pensarmos a gestão escolar e os acontecimentos a partir disso. portanto, gostaria de saber o que pensas que a gestão escolar pode ter como efeito nos processos de aprendizagem no cotidiano?

    Abraços
    Márcio Malavolta

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    1. A gestão pode influenciar nos processos de aprendizagem, pois o ensino não ocorre somente em sala de aula e sim em todo o processo educativo da escola, oportunizar escolhas de assuntos, participação na forma de gerir a escola através dos conselhos escolares, grêmio estudantil, nas reuniões que definem ações da escola. Mas ainda estamos um pouco longe desta lógica.

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