Uma nova aposta....
Projetos
de aprendizagem, é uma abordagem interessante, interativa e democrática. Pois
permite acolher as curiosidades dos alunos e encontrar pontos em comum – grupos
de interesse- e pesquisar, conhecer mais sobre o desejado. Proporciona ao aluno
ser sujeito ativo e participativo em busca de seu conhecimento e o professor
torna-se o orientador, aquele que incentiva e não mais o opressor ou o dono do
saber, do conhecimento.
Segundo Fagundes ( 1988, p.16)¹ Quando o
aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar
para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que
tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus
interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a
competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com
clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções
de sua atividade.
Em fim, uma abordagem de conhecimento e interação que merece ter a oportunidade de entrar no nosso cotidiano e fazer a diferença, no início é trabalhosa e conflitante, pois muitos paradigmas são quebrados. O primeiro é o controle do grupo, muitas vezes ele é democrático, outras vezes segue direções nunca antes imaginadas, porém o sentimento de pertencimento do conhecimento, de perceber que este está integrando e permeando o fazer diário é muito bom.
¹ FAGUNDES, Lea Da Cruz [et al]. Aprendizes do Futuro. Ministério da Educação, 1988
¹ FAGUNDES, Lea Da Cruz [et al]. Aprendizes do Futuro. Ministério da Educação, 1988
Comentários
Postar um comentário