O ATO DE REFLETIR SOBRE A AÇÃO
Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzDrEL8__c5VKtOdPYELBkLyfaCEy4O-0MHjnRar8bjrr57cSdog |
Estou estudando sobre as tecnologias dentro da educação, mas o nosso professor trouxe um importante texto, que fez re -olhar a nossa prática: CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.
Este texto fez com que percebe-se que INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, não está somente nas mídias digitais, ou nos instrumentos que usamos para ministrar as aulas, mas nas ações que temos, a intencionalidade que desejamos frente a proposta de trabalho.
Logo, como diria Freire, todo ato de educar é político.
" A inovação dentro deste estudo não é somente a tecnologia aplicada no ensino, mas a ruptura com o autoritarismo, com “ a forma tradicional de aprender e ensinar”, a inclusão da gestão participativa, ter o domínio do conteúdo, os saberes da disciplina, do currículo aliado a experiência, esta que ocorre nas trocas que deram certo e que impulsionam a tornar o saber a ser uma aprendizagem significativa que o estudante levará para a sua vida prática. A inovação está em novas formas de pensar a partir do real, entender o conhecimento, ter pensamento crítico e responsabilidade social." ( Franciele Rui)
x
Comentários
Postar um comentário