Maria Mantessori e aEducação Nova.
Mantessori fez parte na reforma educacional preconizada por diferentes teóricos. Esta não era apenas a substituição dos métodos antigos, mas uma reorganização e renovação da vida escolar. A autora acredita que as crianças necessitam estar em um ambiente que promova as aprendizagens de viver e aprender, através dos sentidos sensoriais.
Partindo de experiências com os objetos, centros de interesse , aprofunda a pesquisa, encorajando a criança a criar responsabilidade e autodisciplina frente as aprendizagens.
Sua fundamentação teórica aborda a observação, logo o educador muda de postura, deixa de falar para ouvir e de ensinar para observar, rumo a ciência - compreender a criança na sua psicogênese. Um método "hermenêutico-empírico".
Bem interessante, pois destaca suas metodologia para crianças com necessidades especiais , pois acreditava que não cabia apenas aos ambientes hospitalares, mas também escolares cuidarem destes e de suas aprendizagens.
ROHRS. Hermann. Maria Mantessori. Tradução: danilo D.M. A. e Maria L.A. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. ED. Massangana.
Boa noite!!!
ResponderExcluirTua postagem está condizente com os conceitos relacionados nos textos propostos, mas como interligamos eles com nossa prática diária?
Abraços
Consigo interligar, pois como trabalho com crianças especiais, preciso inúmeras vezes parar e observar, dar espaço, respeitar, provocar para que consigam ter autonomia e proporcionar caminhos para que a alcance.
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