DELEITE
Estou
lendo por deleite, “Afinal, o que os bebês fazem no berçário?” de Paulo Fochi.
A leitura é muito interessante, trata-se de uma dissertação de mestrado, em que
o estudioso observou a comunicação, autonomia e saber-fazer dos pequenos.
Dentro
de seu aparto teórico saltou aos meus olhos uma citação de Malaguzzi, 1989 apud
Hoyuelos, 2006,p.195, irei transcrevê-la em sua íntegra, pois o impacto que
causou-me foi forte e reforçou o quanto é importante o registro da sala de
aula, das modificações, das formas do como e dos porquês das mudanças no modo de
atuar em sala de aula, das realizações das propostas em fim do nosso caminhar.
É através destas percepções que conseguimos ver mudanças e permanências na educação e refletir no que deu certo e do que deu errado, do que conseguimos construir do que foi imposto, do prazer dos educandos em aprender e do que faltou que deixou de ser prazeroso.
“É
mais fácil que um caracol deixe rastros do seu próprio caminho, de seu trabalho,
que uma escola ou uma professora deixe rastro escrito de seu trabalho.”
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