ONDE FOI PARAR A DONA GENTILEZA?
Esta peça passou por aqui e me fez refletir sobre a ética e a moral e claro "A dona Gentileza", faz parte desse processo.
Como afirma CORTELLA (2014), a ética é um conjunto de valores e princípios que utilizamos para gerir nossas ações e condutas, fazendo parte da coletividade.
Logo o respeito, a bondade, o respeitar o próximo, o saber ouvir sem criticar, sem ser etnocentrista, fazem parte deste conjunto chamado ética.
E por vezes são tão difíceis de serem achados. Acredito que deixaram de ser estimulados, para dar espaço a outros conjuntos do "moralmente aceito, mas tudo bem".
Qual o nosso papel enquanto educadores, professores, fazer pensar, e com o auxilio de peças que falam e mostram que muitas vezes o moralmente aceito não é legal. Difícil certamente, mas não impossível, pois se de mil sementes, algumas germinarem já posso dizer que meu trabalho não foi em vão.
Olá, Franciele. Não é atoa que a questão da ética faz parte, como tema transversal, há muito tempo na educação. Acredito que nunca esse conceito esteve tão em alta ( principalmente na cobrança política) e aproveitemos todas as oportunidades para exaltá-lo!!!! Nós, educadores, temos a obrigação de plantar e regar as sementes da ética nas nossas escolas, para que germinem e deem muitos frutos. Parabéns pela reflexão!
ResponderExcluir