VAMOS CONVERSAR!


    Gostaria de falar com vocês um pouco sobre o autismo em sala de aula, sobre minha experiência. Sei que já postei algumas coisas por aqui....
    
    O autismo em sala de aula é um desafio, para aluno, grupo, professor e escola como um todo. Pensem no autista, que precisa controlar seus impulsos, aprender a auto regular-se, compreender os tempos e os espaços, sistema de atitudes, emoções que para eles muitas vezes não possuem lógica.

    Para o grupo, entender e compreender as atitudes, o modo de falar, ou não, de se expressar e  acolher este aluno, com seus desafios.

    Ao professor o desafio de adequar as propostas pedagógicas, embasadas em imagens, linguagem direta, auxiliar o grupo na aceitação e compreensão do colega, trabalhar a empatia.

    Hoje posso falar que a minha escola consegue, atender com êxito crianças e adolescentes autistas, pois procura dar suporte a todos os envolvidos inclusive para a família, na compreensão das necessidades que este educando e o grupo escolar perpassam. Como disse trabalho de equipe, professor de sala de recursos, direção, coordenação pedagógica, meninas da limpeza e da alimentação, professor, monitor e colegas todos envolvidos para que tenhamos de fato a inclusão escolar.

Comentários

  1. Olá, Franciele. A inclusão é um desafio para todos os envolvidos, como bem colocado por você na postagem acima. É um processo pedagógico que deve ser orientado pela escola, aplicado pelos professores e vivenciado por todos, tendo em vista o sucesso do grupo. Como você definiria a inclusão, considerando os aspectos já elencados, nas demais escolas do teu município? Como é essa realidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas