Freud escreveu que, se há proibição, é porque há desejo - II

Dando continuidade aos estudos do desenvolvimento psicossexual, compreendemos que as crianças passam por estágios pré-genitais:

1ª (0-18 meses) – Fase oral – O bebê conhece o mundo pela boca, língua, lábios, ao nascer essa região está mais desenvolvida.
 Sua fonte de prazer é o seio da mãe ou algo que o substitua, como bico, mamadeira.  Esse primeiro momento libidinal está relacionado à deglutição e a satisfação. Em um segundo momento, o bebê o expressa no choro, na mordida no ato de mastigar.

2ª Fase Anal ( 2 à 3 anos): O ânus é o foco da estimulação do prazer, ou seja, inicia o controle muscular, retendo e expulsando, a tarefa central consiste em controlar as funções orgânicas. Nesta etapa se aprende as regras higiênicas.

3ª Fase Fálica (3 à 5 anos) : Está focado nos órgãos genitais. A diferença entre os sexos é percebida pela presença ou ausência do pênis, neste momento surgirá a questão da castração e o complexo de Édipo, o amor pelo progenitor do sexo oposto e aos poucos irá se espelhar no progenitor do mesmo sexo, nas suas atitudes e ações, pois tem o desejo de não perder o amor do pai e da mãe.  


Fontes:
http://pt.slideshare.net/afcechin/viso-geral-da-teoria-psicanaltica

BOCK. Ana Maria B. A Psicologia e as Psicologias. Revista Digital. Disponível em: http://groups-beta.google.com/group/digitalsource

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas