Contar Histórias....

     Contadas em verso, em prosa, escrita ou oralmente, as histórias permitiram que a humanidade transmitisse de geração a geração, sua história, suas experiências e seus conhecimentos.

    O ato de contar histórias sempre esteve presente na vida do ser humano, desde o nascimento até a morte. Todos têm a necessidade de contar aquilo que é vivenciado, sentido e pensado. Foi a partir dessa necessidade humana que surgiu à literatura, do desejo de ouvir, contar e compartilhar ( KAECHER, 2001).

     Segundo Coelho (2006) as histórias são de grande relevância para a aquisição da linguagem e formação de qualquer criança. Escutar narrações é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, um caminho cheio de descobertas, surpresas, fascínio e compreensão do mundo (ABRAMOVICH, 1989).


    As crianças que escutam histórias desde a idade mais tenra, provavelmente gostarão de ler livros, permitindo assim a auto identificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis. O contar ainda nos trás a construção de valores, como: alegria, amor, compartilhar, responsabilidade, disciplina e entre outras.

   Enfim, a narrativa oral consegue levar a criança a compartilhar ideias. Pode-se afirmar que desenvolve o gosto pela leitura, e ainda pode exercer o espírito crítico, o ver com outros olhos o mundo a cultura e a sociedade atual. Portanto, alegrar as crianças com histórias é derramar sobre elas toda a magia, o sentimento, e a paixão que existem nas palavras escritas, para ensinar e descobrir o mundo.

 KAECHER, Gládis E. E Por falar em literatura. In: CRAIDY, Maria e KAECHER, Gládis E. P. da Silva ( org). Educação Infantil: pra que te quero?. 1º ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.163p.

ABRAMOVICH,Fanny.Literatura Infantil: gostosuras e bobices.1º ed. São Paulo: Scipione,1989.175p.


Comentários

  1. Ah, que beleza de texto, ainda mais para quem gosta de ouvir e contar histórias! Contar histórias é uma arte! Abç

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas