APRENDENDO COM PIAGET E VYGOTSKY - I

    Para Piaget, os jogos\brincadeiras, estão relacionados com as fases de desenvolvimento cognitivo da criança. Pois através do jogo, ela está se desacomodando e obtendo uma nova aprendizagem, mas para isso, primeiro deve assimilar , em seguida acomodar essa aprendizagem e consequentemente irá adaptá-la a sua realidade.

    Percebemos isso quando a criança de até um ano e meio pega sementes de um pote e coloca em outro e em seguida esvazia-o. Fazendo este movimento repetidas vezes, está assimilando o encher e esvaziar, colocar dentro e fora. Tornando-se um jogo para ela.

    Piaget chama esta fase de jogo do exercício, considerando que o jogo tem dupla função, consolidar os esquemas já formados e proporcionar prazer e equilíbrio emocional aos pequenos.

    Aqui a criança está descobrindo as sementes dentro do pote, como som (chocalho), o movimento que elas fazem dentro do pote. Desacomodação, assimilação, acomodação e adaptação.

Comentários

  1. Olá Franciele!

    O que escrever sobre tuas postagens? Sempre sinto prazer em ler teu blog, pois ele apresenta aspectos pertinentes e necessários para pensar a ação pedagógica.
    Ótima reflexão, ótimo exercício. Parabéns!

    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! è muito gratificante estar fazendo o curso e podendo por em prática as teorias.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas