APRENDENDO COM PIAGET E VYGOTSKY - I
Para Piaget, os jogos\brincadeiras, estão relacionados com as fases de desenvolvimento cognitivo da criança. Pois através do jogo, ela está se desacomodando e obtendo uma nova aprendizagem, mas para isso, primeiro deve assimilar , em seguida acomodar essa aprendizagem e consequentemente irá adaptá-la a sua realidade.
Percebemos isso quando a criança de até um ano e meio pega sementes de um pote e coloca em outro e em seguida esvazia-o. Fazendo este movimento repetidas vezes, está assimilando o encher e esvaziar, colocar dentro e fora. Tornando-se um jogo para ela.
Piaget chama esta fase de jogo do exercício, considerando que o jogo tem dupla função, consolidar os esquemas já formados e proporcionar prazer e equilíbrio emocional aos pequenos.
Aqui a criança está descobrindo as sementes dentro do pote, como som (chocalho), o movimento que elas fazem dentro do pote. Desacomodação, assimilação, acomodação e adaptação.
Olá Franciele!
ResponderExcluirO que escrever sobre tuas postagens? Sempre sinto prazer em ler teu blog, pois ele apresenta aspectos pertinentes e necessários para pensar a ação pedagógica.
Ótima reflexão, ótimo exercício. Parabéns!
Tutor@ Isolete
Obrigada!!! è muito gratificante estar fazendo o curso e podendo por em prática as teorias.
Excluir