Quanto mais se brinca, mais se aprende!

    Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos das Crianças: Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!

    Segundo os teóricos, Vygotsky, Piaget, Winnicott, o brincar é saudável e propicia aprendizados, logo se o professor oportunizar jogos cooperativos em sala de aula que visam trabalhar em grupo, auxiliar o próximo, pensar no bem comum. Um jogo muito interessante e que gera muitas risadas em sala de aula é a “Dança das Cadeiras cooperativas”.

  Coloca-se uma música e todos dançam. Mas ao invés de cadeiras, almofadas. Ao parar a música sai a almofada, mas as crianças ficam e devem encontrar um lugar para sentar quando música parar, pode ser um colinho, ou na almofada. Ninguém sai do jogo e a cada vez que tira-se uma almofada e todos estão sentados, pedimos se podemos continuar e eles persistem e dizem sim, com satisfação. 


Comentários

  1. Brincar para aprender...
    Aprender a brincar...
    Brincar por brincar...
    Brincar para interagir com os colegas e amigos...
    Brincar para promover a socialização e o respeito mútuo...
    Brincar...
    Sou super favorável a promover vários momentos de brincadeira entre as crianças, penso que essa atividade promove um significativo desenvolvimento em nossos pequenos.

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