APRENDENDO COM PIAGET E VYGOTSKY - IV
Vygotsky traz á luz uma excelente contribuição para compreensão do brincar nesse mundo infantil. Destaca-se seu conceito de zona de desenvolvimento proximal, o que sei fazer sozinho e quanto posso evoluir com auxílio do outro.
A brincadeira, segundo Vygotsky, cria uma zona de desenvolvimento proximal o faz-de-conta favorece o desenvolvimento da abstração, que necessita de tempo, de experiências e aprendizagens para atingir seu ápice.
Para o autor os objetos são chamados de objetos –pivô que fazem a passagem do real para o imaginário do objeto na brincadeira.
O brincar é fonte do autocontrole respeitando regras significa autodisciplinar-se, controle da impulsividade, a criança escolhe as regras para poder brincar. A brincadeira é memória em ação.
Para ele há uma evolução, pois quando os adolescentes evoluem sua abstração para imagens\ideias estão aproximando intelecto e imaginação, se desdobrando em objetiva e subjetiva, podendo estar a serviço da sociedade através de invenções, artes.....
Percebo como o brincar e o interagir com o outro é fundamental, ao presenciar as crianças em sua socialização, aprendendo a dividir, a cuidar do outro, a auxiliar o colega em um jogo ou explicando para ele como joga-se amarelinha.
"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro se tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade". ( VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1989)
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