. Vamos PARAR ...

1

    Vamos parar e pensar, nas mídias muito se discute a aprovação ou não das leis trabalhistas, da reforma da previdência, mas a mudança na lei que fundamenta a organização escolar a LDB, que foi aprovada com alterações profundas e de caráter arbitrário.

   Penso que com essas mudanças ocorrerá sim, a educação de ricos e de pobres. Pois com estas alterações haverá um número maior de evasão escolar, sem esquecer que estaremos condicionando o aluno a fazer sem pensar ou pensar muito pouco, o que os grandes empresários e esses políticos corruptos querem, uma massa de manobra, para lucrar em cima dos pobres e de sua ignorância.
    No que me baseio para isso, simples assim, ampliação nacional da carga horária do ensino médio de forma gradual, onde no final de sua etapa de implementação deste currículo, que buscará a profissionalização dos alunos.  Utilizará maior parte da carga horária deixando o menor tempo para discussão de democracia, direitos e deveres, pensar e ser cidadão, compreensão do mundo e como mudar a sua realidade e a realidade de seus pares em busca de uma sociedade mais digna. Outro fator frustrante é a propaganda de que o aluno poderá estudar o que quiser? Será verdade? O que uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com 2 mil, há 5 mil habitantes poderá oferecer de oficinas que formem e especializem o aluno. Aliás sera que com 14 ou 15 anos estes adolescentes tem consciência do que querem ser e fazer para o resto de suas vidas? Pensemos.....

Comentários

  1. Oi Franciele,
    Fizeste uma ótima reflexão crítica sobre o cenário educacional atual!
    O que vemos na mídia é uma visão distorcida da proposta, como se isso fosse melhorar a vida do estudante, quando a realidade a reforma abre margem para um ensino voltado para o trabalho e outro voltado para preparação à universidade, é o ensino de pobre e de rico, como você bem mencionou.
    Será que estamos retrocedendo no campo educacional? Nessa lógica a educação é uma ferramenta ou um produto técnico?
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas