O que buscamos...
Isso mesmo o que buscamos na
educação. Buscamos que os alunos aprendam mais, que se esforcem, que possam ter
ideias, visões do mundo sobre si e sobre a realidade em que vivem de forma
crítica.
Nós queremos isso, mas como
o fazemos. Dando conteúdo e mais conteúdo, tentando estimular que discutam o
assunto que consigam levar para a sua realidade. Mas me parece que eles como
mesmo dizem estão em outra “vibe”. Onde erramos, o que está errado, na
educação?
Ou será que a mídia através de anos de aculturação, de dar a resposta
pronta para a pergunta que ela mesma faz, dos exemplos que transmite em seus
filmes, novelas, condiciona o pensar e nós professores querendo desacomodar,
mas incomoda o aluno ser desacomodado a não receber tudo pronto.
Pronto do governo, pronto
dos pais, pronto dos professores, pronto das mídias.
Não sei mais estou confusa e
perdida em meio a tantas setas.
Fran! Compartilho dos teus questionamentos! Hoje mesmo estávamos na sala dos profes em uma conversa com eles sobre o porquê de tanto conteúdo se anos depois tudo é esquecido?!? Ou seja, a forma como as informações são apresentadas não permite que se tornem conhecimentos e, dessa forma, se perdem. Eu vejo que o grupo docente até busca soluções, mas nossa estrutura escolar não atende mais nosso público que está sim em outra "vibe", realizando outro tipos de conexões e não acredito que a culpa seja das mídias, elas são apenas consequências dos tempos que vivemos. Precisamos de outras abordagens e novos recursos, talvez tirar um pouco o foco do cronograma do que precisa ser "vencido" e investir esse tempo no desenvolvimento integral do aluno, evidenciando outras habilidades e preparando para a vida, para serem cidadãos atuantes e não somente para passar no vestibular e ingressar no mercado de trabalho. Enfim... são apenas algumas ideias para todas essas dúvidas que tanto nos angustiam, não sei se algum dia veremos algo assim acontecer, mas seguimos refletindo e buscando evoluir sempre!
ResponderExcluirRealmente Tamara, a escola tornou-se um local de desenvolvimento integral, mas como conseguir desenvolver a capacidade cognitiva, moral e intelectual dos alunos, onde trabalha-se com o que se conhece e com o modelo ofertado de educação que exige um conhecimento conteudista e no frigir dos ovos, quando levanta-se momentos de discussão e reflexão com os alunos eles não tem interesse, nem deixam o professor formular perguntas. Estou muito preocupada, pois quando não pensam são induzidos a respostas e condicionados a aceitarem as coisas como elas são.
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