AMBIENTE ALFABETIZADOR

1
      Em outra oportunidade pude falar de ambiente alfabetizador, mas relatava frente a uma sala de jardim que tinham outras necessidades.
     Hoje observo uma sala de primeiro ano e percebo como cada item fixado auxilia o aluno na sua alfabetização. A professora da turma auxilia o sujeito na compreensão do som da letra e sua forma escrita, possibilitando ao aluno descobrir por si só como a palavra é escrita, passando por diferentes etapas. 
  Ou seja, nesta mesma sala há crianças pré-silábicas, silábicas-alfabéticas e alfabéticas. Então como ajudar  o grupo, para que siga junto e não se torne monótono para quem já está mais avançado?
   Acredito que para os que estão iniciando nessa caminhada de escrita e leitura é um mundo novo e para os que já trilharam o caminho, podem se sentir mais fortes e seguros neste processo, até conseguir caminhar de forma conjunta, respeitando sempre a individualidade de cada um.

   

Relembrando Ana Teberosky e Emilia Ferreiro , a leitura e a escrita não ocorrem espontaneamente, dependem dos materiais que a criança teve acesso, e das atividades de aprendizagem e a sequência que a professora realiza.

Comentários

Postagens mais visitadas