AMBIENTE ALFABETIZADOR
1
Em outra oportunidade pude
falar de ambiente alfabetizador, mas relatava frente a uma sala de jardim que
tinham outras necessidades.
Hoje observo uma sala de primeiro ano e percebo
como cada item fixado auxilia o aluno na sua alfabetização. A professora da
turma auxilia o sujeito na compreensão do som da letra e sua forma escrita,
possibilitando ao aluno descobrir por si só como a palavra é escrita,
passando por diferentes etapas.
Ou seja, nesta mesma sala há crianças
pré-silábicas, silábicas-alfabéticas e alfabéticas. Então como ajudar o
grupo, para que siga junto e não se torne monótono para quem já está mais avançado?
Acredito que para os que
estão iniciando nessa caminhada de escrita e leitura é um mundo novo e para os
que já trilharam o caminho, podem se sentir mais fortes e seguros neste
processo, até conseguir caminhar de forma conjunta,
respeitando sempre a individualidade de cada um.
Relembrando Ana Teberosky e Emilia Ferreiro , a leitura e a escrita não ocorrem espontaneamente, dependem dos materiais que a criança teve acesso, e das atividades de aprendizagem e a sequência que a professora realiza.
Comentários
Postar um comentário